A Pascoa é uma festa catolica muita importante na França, com missas e procissões por todo o pais. Mas é também um dia de alegria e reencontro com amigos e familiares quando se aproveita para saborear pratos deliciosos e, claro, muito chocolate.
A Pascoa é antes de tudo uma celebração existente tanto na religião catolica quanto na judaica. As duas celebrações diferem na interpretação e organização. No caso da religião catolica celebra-se a ressurreição de Cristo.
Contrariamente a varios paises, inclusive o Brasil e algumas poucas regiões francesas e paises do Ultra-Mar, a Sexta-feira Santa não é feriado. O unico feriado na Pascoa é a Segunda-Feira de Pascoa (dia seguinte a Pascoa). Em geral, a Pascoa coincide com as férias de primavera (em geral 2 semanas).
Apesar da Pascoa ser uma festa religiosa, o que marca essa festividade são principalmente as interminaveis refeições em familia. O prato principal na Pascoa é a ovelha. E claro, toneladas de chocolate.
Na França, além do coelho e dos ovos de chocolate, duas outras figuras fazem parte da festa: os peixes de chocolate (em alusão aos peixes de primeiro de abril - isso fica para outra postagem) e os sinos de chocolate.
Segundo uma lenda, os sinos das igrejas saiam em procissão em direção a Roma na quinta-feira Santa para serem abençoados pelo Papa. Na manhã da Pascoa, os sinos voltavam tocando alegremente anunciando a ressurreição de Jesus. Mas antes de sair de Roma, os sinos eram preenchidos com ovos de chocolate que caiam nos jardins, a medida que os sinos passavam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário