TAMIé - queijo de leite de vaca, fabricado por monges trapistas na Abadia Notre Dame de Tamié, na região de Bauges, nos Alpes. Desde 1861 os monges fabricam o queijo que leva seu nome e é a principal fonte de recursos da comunidade. Queijo semelhante ao Reblochon, de crosta cor de açafrão , massa cremosa e sabor pronunciado.
TARENTAIS D'ALPAGE - queijo caseiro de leite de cabra de formato cilindrico, feito na Savoie.
TAUPINIèRE DE CHARENTES - queijo em forma de bola, de leite de cabra, da região de Poitou-Charentes. Sua crosta é salpicada de cinzas de carvão vegetal.
TOME DE BAUGES - queijo fabricado com leite cru, de vaca, da região dos Alpes, AOC desde 2002. Reconhece-se sua origem pela placa de caseina aplicada sobre sua crosta: vermelha se é um quejo industrializado e verde se é de origem caseira.
TOMME DE SAVOIE - queijo de leite de vaca, dos Alpes. Esse nome é genérico, pois em geral o queijo leva o nome da cidade onde é feito: Megève, Beaufort, etc. Sua crosta é cinzenta, geralmente coberta de florações do bolor natural da maturação. As vezes é enriquecido com Marc de uvas com cominho ou erva-doce.
VACHE QUI RIT, LA - queijo fundido, de leite de vaca, bastante cremoso, apresentado em pequenas porções embaladas individualmente.
VACHERIN MONT d'OR - um dos mais fabulosos e famosos queijos AOC franceses, so é fabricado de setembro a maio. Sua massa é untuosa, e se degusta com uma colherinha de café. A casca não se come. Seu sabor , de extrema doçura, é ligeiramente acentuado pela coroa de especiarias que o envolve. O queijo mais consumido nas festas de final de ano e pode ser degustado também como fondue.
VALENçAY - queijo de cabra, em formato de pirâmide, AOC desde 1998. Fabricado no Loire, é um queijo macio e possui a casca mofada ligeiramente azulada.
VIEUX LILLE - queijo de massa mole e casca lavada, de leite de vaca, fabricado em Lille. Semelhante ao Laroilles. Salgado duas vezes, de cor acinzentada e odor leve de amoniaco, seu sabor é pronunciado e ligeiramente picante. Também conhecido como Maroilles Gris, Vieux Gris (velho cinza), Gris de Lille, Puant (fedido) ou Fromage Fort de Béthune (queijo forte de Béthune).
Nenhum comentário:
Postar um comentário