quinta-feira, 18 de março de 2010

QUEIJOS FRANCESES - SETIMA PARTE


MONTBRIAC - queijo de leite de vaca do Auvergne, de veios azuis, conhecido por seu sabor suave. Untuoso, é excelente para ser degustado puro ou em receitas culinarias de varios tipos. Também conhecido por ROCHEBARON.

MONT DES CATS - queijos de leite de vaca produzido na região de Flandres desde 1890, por monges da Abadia de Mont des Cats; numa pequena queijaria; com leite de fazendas vizinhas à Abadia. Sua massa é dura e possui pequenos buracos. O sabor é sutil e derrete na boca.

MONTRACHET - queijo de leite de cabra da Bourgogne; de massa mole e casca natural. Também é um famoso vinho branco da região.

MORBIER - queijo de leite de vaca, do Franche-Comté, com selo AOC. Possui um veio negro que separa em dois o queijo - é fruto da fuligem salpicada entre dois queijos para serem estocados.

MOULIS - queijo produzido com leite de vace , cabra ou ovelha, da região do Midi-Pyrénnées. de massa prensada, fina e aerada.

MUROL DU GRAND BERIOUX - queijo de leite de vaca, do Auvergne, de massa prensada. Redondo e a achatado, com um buraco no meio que auxilia a maturação.

NEUFCHÂTEL - queijo AOC de leite de vaca, da Normandie, de massa mole e crosta mofada, em forma de coração ou retangular.

OLIVET CENDRé - queijo de leite de vaca produzido na pequena cidade de Olivet, às margens do rio Loire. Sua aparencia é cinzenta, pois costuma ser preservado em cinzas de vinhas.

OSSAU-IRATY - queijo produzido com leite de ovelha no Pays Basque, AOC desde 1980. Rustico quando é caseiro, ele possui o carater bem acentuado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário