segunda-feira, 22 de março de 2010

QUEIJOS FRANCESES - DECIMA PARTE


SAINTE MAURE DE TOURAINE - queijo de cabra no formato de um cilindro, atravessado por uma palha de trigo e com o selo AOC gravado (obtido em 1990). Queijo macio, de casca mofada, de sabor levemente adocicado.

SAINT-AGUR - queijo de estrias azuis, de leite de vaca pasteurizado, fabricado em Vélay, no Loire.

SAINT-FéLICIEN - queijo de leite de vaca, originario da região lyonnaise e muito semelhante ao Saint Marcellin; apenas mais cremoso e mais doce devido ao teor ligeiramente mais alto de gorduras.

SAINT-MARCELLIN - queijo pequeno e redondo, de leite de cabra ou de vaca, da região do Rhône. Muito apreciado puro, em saladas ou ao forno.

SAINT-NECTAIRE - queijo prensado, de leite de vaca, produzido no Auvergne, AOC desde 1979.

SAINT-PAULIN- queijo de leite de vaca, da Normandie; que antigamente era fabricado por monges. Hoje é bastante industrializado. A textura deste queijo faz dele um dos mais consumidos na França. A crosta é umida e alaranjada.

SALERS - queijo de leite de vaca, tipo cantal, do Auvergne, com AOC obtido em 1979. Prensado em peças de 40 kgs, é totalmente artesanal.

SELLES SUR CHER - queijo de cabra do Loire, AOC deste 1975. Redondo, macio e de casca mofada recoberta por uma fina camada de cinzas de carvão de madeira, para acentuar o sabor.

SéRAC - queijo feito a partir do soro do leite coalhado de cabra, aquecido a 80°C. Suas caracterisiticas são semelhantes às da ricota dura e alguns criadores acrescentam um pouco de nata ou leite de vaca. Queijo fresco, excelente para sobremesas, culinaria e para fondues. Deve ser consumido fresco, em no maximo uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário