quinta-feira, 18 de março de 2010

QUEIJOS FRANCESES - SEXTA PARTE


LAGUIOLE -queijo de leite de vaca, prensado em peças de 40 kgs, que possui o selo AOC, desde 1976 (pronuncia-se layole). Originario de Aubrac, no Auvergne, foi inventado em um monastério. No inicio, era fabricado apenas no verão. Somente uma cooperativa, a Jeune Montagne fabrica e matura esse queijo. Sua casca é amarelo-escuro e bastante espessa.

LANGRES - queijo de leite de vaca, AOC, desde 1975, originario do planalto de mesmo nome. Redondo, macio, de casca lavada, o topo deste queijo possui as bordas levantadas, o que forma uma cova onde se coloca Marc de Bourgogne, para dar mais sabor.

LIVAROT - por causa das 3 tiras (verdes ou vermelhas) que enrolam sua casca, este queijo de leite de vaca da Normandia, AOC desde 1975, é também chamado de "colonel" (coronel). Sua casca lavada é alaranjada, e ligeiramente viscosa.

MÂCONNAIS - queijo também conhecido por Chevreton de Mâcon ou Boutton de culotte. Em geral feito com leite de cabra cru e integral, mas dependendo da estação pode ter mistura de leite de vaca ou ser feito so deste ultimo. Queijo pequeno, macio, redondo e alto com sabor picante. Sua massa fica mais dura e salgada conforme envelhece.

MAMIROLLE - queijo de massa prensada, feito com leite de vaca pasteurizado na ECOLE NATIONALE D'INDUSTRIE LAITIèRE (ENIL) de Mamirolle, na região de Doubs. Tem o formato de um tijolo longo (15x15 cm), é macio e tem sabor suave.

MAROILLES - queijo de leite de vaca, inventado em 962 d.c. na Normandie, e AOC desde 1976. Seu odor forte, esconde um sabor sutil. Possui outro similar mais novo, também AOC, chamado de Maroilles Lesire.

MIMOLETTE VIEILLE - queijo de leite de vaca, do norte da França, consumido bastante maturado. Tem o formato de uma bola e sua massa é alaranjada. Os pequenos furinhos em sua superficie são produzidos pelos "cérons" - pequenos parasitas que contribuem para sua maturação

Nenhum comentário:

Postar um comentário