PAVé D'AFFINOIS - queijo de leite de vaca , do Loire, de formato retangular, de massa mole e casca mofada. Produzido desde 1990, é cremoso de derreter na boca. Existe também como queijo aerado.
PAVé D'AUGE - queijo quadrado, de leite de vaca, da Normandie, de massa mole de crosta dourada.
PECHEGOS - queijo de cabra, do Tarn, de massa prensada, envolto em uma pelicula de especiarias.
PELARDON - queijo de leite de cabra da região de Cévennes, com AOC desde 2000. Sua criação também é recente. Macio, pequeno e de sabor sutil, é bastante usado em saladas.
PéRAIL - queijo de ovelha do Midi-Pyrénées, de confecção artesanal. Fresco, macia, umido e de sabor suave.
PETIT BASQUE - queijo de leite de ovelha, confeccionado pelos mesmos produtores do Ossau-Iraty, de sabor mais suave e menor.
PETIT MONTAGNARD - pequeno queijo prensado do Auvergne, tipo tome, de casca cinzenta, feito de leite de vaca.
PHITIVIERS AU FOIN - queijo redondo de leite de vaca, macio, com crosta mofada, fabricado em Orléans. Ele costumava ser recoberto com feno; hoke em dia usa-se cobri-lo com ramos de temperos. Seu sabor é adocicado.
PICODON - AOC desde 1983, este pequeno queijo de cabra de Ardèche, deve seu nome a seu proprio sabor que quer dizer em lingua d'oc (antigo francês do Languedoc) picante. Queijo de massa seca que deve ser consumido fresco em saladas, ou maturado em marinada de azeite de oliva.
PONT L'EVÊQUE - queijo quadrado, de leite de vaca; AOC desde 1976. Queijo de crosta alaranjada e sabor acentuado.
PORT-SALUT - queijo de leite pasteurizad o de vaca, de massa prensada não cozida e casca lavada, fabricado na Normandie. Seu sabor é doce e picante.
POULIGNY SAINT PIERRE - AOC desde 1976, este queijo é uma "pirâmide" de leite de cabra do Loire, de massa branca brilhante e crosta mofada que se tinge de azul conforme a maturação. leva um rotulo verde, se é de fabricação caseira e vermelho se é industrializado.
PYRéNéES - queijo regional feito com leite de vaca; de massa prensada e artesanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário